Ministério da Saúde lança nova edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)

O Manual aborda de forma detalhada cada um dos produtos disponíveis nos CRIE, descrevendo os 21 imunobiológicos, além de especificar os usuários elegíveis e trazer aspectos de ordem administrativa e gerencial necessários ao funcionamento dos Centros.


Ministério da Saúde lança nova edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)

A sexta edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) foi lançada nesta terça-feira (26) e apresentada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A publicação propicia a disseminação de informações adequadas para todas as esferas, contribuindo de forma importante para a segurança da oferta dos imunobiológicos a pessoas que apresentam suscetibilidade aumentada a doenças ou riscos de complicações para si ou para outros.

A oferta de imunobiológicos para as pessoas que apresentam contraindicação à utilização dos produtos disponíveis na rede pública de saúde é uma das atribuições do PNI, esse serviço é oferecido por meio dos CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais).

A 6a edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais é dividida em cinco partes, um glossário e um anexo contendo a relação dos CRIE em funcionamento no país em 2023, além de tabelas e quadros referidos no corpo do documento. A publicação também conta com uma síntese conceitual de aspectos importantes relacionados à imunologia e situações que podem alterar a resposta imune, especificamente no tocante aos imunobiológicos especiais no paciente imunocompetente ou imunodeprimido, abordando, ainda, a questão do intervalo entre doses dos produtos ofertados nos CRIE.

No Manual é possível conferir as indicações dos imunobiológicos oferecidos nos CRIE, especificando os usuários elegíveis para uso de imunobiológicos especiais, considerando, além dos imunocompetentes e imunodeprimidos, aquelas pessoas que apresentam outras condições de risco e outros grupos especiais que devem ser atendidos na rede de serviços de saúde.

Além disso, também aborda de forma detalhada cada um dos produtos disponíveis nos CRIE, descrevendo os 21 imunobiológicos, trazendo também o atendimento dos casos de eventos adversos graves pós-vacinação e aspectos de ordem administrativa e gerencial necessários ao funcionamento dos Centros de Referência.

Confira a 6a edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais na íntegra:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/manuais/manual-dos-centros-de-referencia-para-imunobiologicos-especiais_6a-edicao_2023.pdf/view